Prova: Genética Aplicada a Atividade Motora (Questões)
Questão 1: Leia as sentenças a seguir e identifique a alternativa correta.
A) A identificação de determinantes genéticos associados à hipertensão já é bem estabelecida.
B) A hipertensão arterial de um individuo acontece exclusivamente devido a uma única alteração fisiológica que quebra a homeostase do organismo.
C) Fatores como os sistema nervoso autônomo, hormônios, vasopressores/vasodilatadores, estrutura e função cardíaca e dos vasos, além de outros fatores podem colaborar juntamente com determinantes genéticos para o fenótipo da pressão arterial aumentada.
D) Treinamento físico reduz a pressão arterial de todos os indivíduos hipertensos participantes de um programa de condicionamento físico.
E) O treinamento físico não produz efeitos na pressão arterial de indivíduos hipertensos.
Questão 2: Identifique a alternativa correta.
A) A proteína α – actinina apresenta cinco isoformas.
B) A troca de mais de três nucleotídeos em determinado ponto do gene de α – actinina 3 codifica uma proteína não funcional;
C) A troca de um nucleotídeo em determinado ponto do gene da α – actinina codifica uma proteína não funcional.
D) A presença de α – actinina-3 beneficia o desempenho em tarefas que exigem maior utilização da capacidade aeróbia.
E) A ausência dessa proteína tem se mostrado favorável ao desempenho em provas que envolvam força muscular.
Questão 3: Os padrões de herança genética são regulares e previsíveis, mas esse conhecimento só foi possível com os experimentos iniciais feitos com ervilhas por Gregor Mendel em 1865, que introduziu o conceito inicial que temos atualmente sobre o gene. Até então, acreditava-se que o material genético dos pais se misturava de maneira exata e passava para seus filhos. Sobre as descobertas de Mendel. Escolha a alternativa correta.
A) A variabilidade genética do ser humano só é possível devido a um tipo especifico de divisão celular chamado de mitose, onde ocorre o crossing over.
B) Gregor Mendel observou que as ervilhas eram exatamente a mistura de uma geração anterior.
C) a variabilidade genética se deve ao tipo de divisão que ocorre nas células sexuais, chamada mitose.
D) A primeira lei de Mendel descreve detalhadamente a herdabilidade de fatores (alelos). Neste contexto, cada fator é herdado de um dos pais e observa-se padrões de dominância nesses fatores.
E) A lei da segregação independente se refere ao fato de que herdamos sempre um conjunto inteiro de características de um dos nossos pais. Geralmente os mesmos sem alterações.
Questão 4: (Adaptado de UFC CE) – Alguns estudos com gêmeos idênticos mostraram que o QI, a altura e os talentos artísticos podem ser diferentes entre esses indivíduos. A melhor explicação para essas diferenças é que:
A) O ambiente e os genes interagem no desenvolvimento e expressão das características herdadas.
B) A hereditariedade e o ambiente não possuem influência sobre a expressão dos fenótipos.
C) Os alelos responsáveis por essas características possuem efeito fenotípico múltiplo.
D) O genótipo dos gêmeos depende da interação da dieta e do controle hormonal.
E) As características QI, altura e talentos artísticos dependem apenas do ambiente.
Questão 5: Durante a escolha de uma modalidade esportiva para matricular sua filha, uma mãe ouve um conselho de uma colega orientando-a de que se colocar a filha na ginastica olímpica ela não irá crescer muito. De fato, observamos que atletas dessa modalidade comumente não são altas. Como isso pode ser explicado.
A) Os movimentos específicos e a sobrecarga dos treinos impedem os atletas dessa modalidade a crescer.
B) Com a prática da modalidade, já modificação de alguns pares de bases nos genes relacionados à altura, o que impede o crescimento.
C) Com a prática da modalidade, há deleção de alguns pares de bases nos genes relacionados à altura, o que impede o crescimento.
D) Devido a vantagens mecânicas, os atletas que se destacam têm altura menor, o que proporciona mais sucesso na modalidade.
E) Isso acontece devido as lesões repetitivas, muito frequente na modalidade.