Pesquisar livros no blog

sábado, 7 de setembro de 2019

PROVA Biomecânica - Educação Física


Prova de Biomecânica - 2019 
Curso de Educação Física - UNIP
Questões de Múltipla Escolha 
PROVA RESOLVIDA


QUESTÃO 1: A coluna vertebral faz parte do esqueleto axial do corpo e é de fundamental importância para sustentação do corpo e para sua estabilidade dinâmica e estética. Sobre esta estrutura é possível afirmar que: 

A) É composta por dois conjuntos de vértebras , as torácicas, que sustentam o peso do corpo, e as lombares, que sustentam as costelas. 

B) O anel fibroso é a porção central do disco intervertebral que resiste às forças de compressão das atividades diárias.

C) O ligamento Flavum fica entre os pedículos das vértebras e evita totalmente a flexão de coluna para garantir sua estabilidade.

D) O núcleo pulposo envolve o anel fibroso e resiste às forças de tração geradas por ele no movimento. Com a ruptura do núcleo pulposo surgem as hérnias de disco.

E) Os ligamentos longitudinal anterior e longitudinal posterior evitam movimentos excessivos de rotação e flexão lateral de coluna.




QUESTÃO 2: Para estudar a distribuição de forças sobre os pés e saber se as áreas avermelhadas na região da sola dos pés pode ser um indicador de lesão tegumentar por falta de percepção mecânica, é possível registrar as forças externas com instrumento de Dinamometria conhecido por: 

A) Eletrodo.

B) Plataforma de Força de Reação do Solo.

C) Câmera de vídeo

D) Câmera de optoeletrônica.

E) Palmilha de distribuição de pressão plantar.


QUESTÃO 3: Um professor de Educação Física Escolar em dada aula atentou para o padrão de marcha de seus alunos e teve a ideia de registar e discultir sobre a forma de realização deste movimento e sua parte coordenativa. Para realizar este estudo é preciso usar os seguintes instrumentos da área da biomecânica: 

A) Câmera e eletrodo.

B) Câmera e Plataforma de Força de Reação do Solo.

C) Câmera e Palmilha de distribuição de pressão plantar.

D) Eletrodo e Plataforma de Força de Reação no Solo. 


E) Plataforma de Força de Reação do solo e Palmilha de distribuição de pressão plantar.



QUESTÃO 4: O tecido muscular é o componente ativo do nosso corpo, ele que protege os demais tecidos das forças que incidem sobre o corpo. Para tanto, é composto por importantes componentes descritos corretamente a seguir na alternativa. 


A) As proteínas contráteis, miosina e troponina, se unem após a chegada do estímulo nervoso para encurtar o músculo. 

B) As proteínas reguladoras, actina e tropomiosina, são usadas para manter o músculo relaxado na ausência de estímulo elétrico na fibra muscular. 

C) A biomecânica do tecido muscular enfatiza somente o uso dos componentes contráteis no exercício. 

D) Os componentes elásticos do músculo são o epimísio, o endomísio, o perimísio e o tendão; que acumulam energia elástica por meio de uma ação excêntrica do músculo.

E) O músculo é capaz de produzir ATP por tempo indeterminado para manter o exercício, então não há necessidade de ser econômico.


QUESTÃO 5: A articulação do joelho é muito movimentada na locomoção, em piso plano, inclinado ou declinado; ou ainda para transpor obstáculos como degraus, no cotidiano. Para tanto, as estruturas articulares que o compõem apresentam funções específicas e quando lesionadas alteram sua condição funcional. Sobre o joelho, pode-se dizer que: 


A) É formado por três ossos importantes que se articulam: a tíbia, a fíbula e o fêmur. 

B) É movimentado por conjuntos musculares conhecidos por complexo do quadríceps (faz flexão do joelho) e complexo dos isquiotibiais (faz a extensão do joelho). 
C) O ligamento cruzado anterior controla a anteriorização da tíbia e pode ser lesionado nos movimentos de drible e chute do futebol. 

D) A cartilagem articular patelofemoral fica entre o osso da fíbula e do fêmur e é importante para reduzir as forças compressivas entre estes ossos. Sua degeneração é conhecida por Síndrome da Dor Patelofemoral. 

E) Seus movimentos articulares não são afetados pelo quadril e pelo tornozelo, funcionam de forma completamente independente em relação às articulação mencionadas anteriormente.



QUESTÃO 6: Um indivíduo executou um salto vertical com os braços cruzados na frente do corpo. O rendimento do salto foi muito inferior à altura que geralmente este individuo consegue atingir. Sabendo que o salto foi feito com uma pausa entre a ação excêntrica e concêntrica dos músculos propulsores do movimento, assinale a alternativa que explica porque a produção de força muscular foi interior no movimento. 


I. O fato de não usar os braços para propulsão do salto foi o único motivo para perder rendimento no movimento.

II. A realização do salto depende da fase preparatória antes da fase de decolagem e o tempo de execução entre elas é determinante para ganho de impulso, quanto maior o tempo, menor é o impulso.

III. O atleta perdeu parte da energia elástica do músculo por realizar uma pausa entre a ação excêntrica e concêntrica do músculo.

IV. Os movimentos de potência, como os saltos, dependem da soma das forças geradas pelo músculo elos componentes contrátil e elástico.

Estão corretas as seguintes afirmações:

A) I, II, III e IV.

B) I, II e III.

C) II, III e IV.

D) I, III e IV.

E) I, II e IV.




Questão 7: Tendões e ligamentos têm comportamentos similares quando submetidos a força de tração no procedimento experimental conhecido por Ensaio Mecânico. A figura a seguir ilustra procedimento sendo aplicado no ligamento cruzado anterior do joelho. Sobre este gráfico, é correto afirmar que: 



A) O ligamento é uma estrutura rígida, que não apresenta deformação ao receber forças de tração.

B) No intervalo de 0 a 1, a força aplicada ao ligamento é alta e a deformação é baixa, o que mostra a inflexibilidade desta estrutura.

C) No intervalo de 1 a 2, a tração sobre o ligamento gerou uma condição levisa sobre a estrutura.

D) O ponto de fratura do ligamento ocorre no instante 4 do gráfico ppor exceder a quantidade de força de tração aplicada na estrutura.

E) As forças de tração impostas nos movimentos cotidianos chegam até a fase 1 de resposta mecânica. 



Questão 8: Os idosos têm variações no movimento da marcha ocasionadas pelo processo do envelhecimento. Tais variações podem ser verificadas por câmeras de vídeo e pelo formato da componente vertical da Força de Reação do Solo. Sobre estas variações, é possível afirmar que: 



I. O impacto aplicado sobre o corpo é maior, pois o idoso aumenta sua velocidade de movimento. 

II. O tempo para manter a fase de duplo apoio na marcha aumenta em relação ao do adulto, por ser uma fase do movimento com maior estabilidade. 

III. A queda da força de reação do solo entre o apoio e a propulsão é menor, devido à falta de força e de flexibilidade para propulsionar a perna que faz o balanço no ciclo da marcha. 



Está correto o que se afirma em: 

A) I, II e III.

B) I. 

C) II.

D) III.

E) II e III.


Questão 9: Um treinador percebeu que os saltos de seus atletas estavam ruins e teve a curiosidade de usar um método da área da biomecânica para quantificar o deslocamento vertical dos saltos antes e depois de um treinamento de pliometria. Para registro e análise destes resultados é necessário: 

A) Usar o instrumento da área da Dinamometria para registro do deslocamento dos saltos. 

B) Usar um instrumento da área da Cinemetria para registro do deslocamento dos saltos. 
C) Usar a Plataforma de força de Reação do Solo para registro do deslocamento dos saltos. 
D) Usar um instrumento da área da Eletromiografia para registro do deslocamento dos saltos. 

E) Usar o tapete de distribuição de pressão plantar para registro do deslocamento dos saltos.


Questão 10: A figura a seguir representa o gráfico do comportamento de estresse-relaxamento da cartilagem articular. Entender este comportamento é de fundamental importância para não exceder na intensidade da força aplicada à cartilagem antes de aquecê-la adequadamente. Sobre este comportamento mecânico, é possível afirmar que:




I. No instante t= 0 a cartilagem articular não está recebendo força compressiva. Ela está cheia de líquido sinovial e com sua maior espessura.

II. Ao receber força de compressão em grande intensidade e baixo volume, parte do líquido sinovial sai da cartilagem acontece a partir do instante A do gráfico.

III. Os proteoglícans, que estão dentro da cartilagem, regulam a espessura mínima que a estrutura pode alcançar D do gráfico, quando o líquido para de sair da cartilagem.

IV. No instante E, a cartilagem está na melhor condições para receber forças de compressão, garantindo menor área de contato entre as peças ósseas adjacentes.

A) As afirmações I, II, III e IV estão corretas.

B) As afirmações I e III estão corretas.

C) As afirmações I, II e III estão corretas.

D) As afirmações I, II e IV estão corretas.

E) As afirmações I, III e IV estão corretas.